Criação de Sites e Logomarcas em Campo Grande MS

A importância do registro de marca para empresas

A marca é o conjunto de palavra, figura e símbolo. A partir dela, seu negócio é identificado e diferenciado pelos consumidores. O símbolo da maçã mordida do lado direito, todos já sabem que é da Apple, o letreio com a letra “m” em amarelo bem grande, já podemos identificar que ali tem um McDonald’s. Com o tempo, a marca passa como referência de qualidade de produto e serviço.

Mas para que sua marca seja protegida contra cópias, é imprescindível fazer o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O processo é um pouco complexo, poderá levar 12 a 24 meses para conquistar o direito de uso exclusivo da sua marca.

Se você pretende abrir uma franquia em outro estado, por exemplo, é importante priorizar o processo de registro da marca, assim você fica assegurado de que nenhum outro estabelecimento utilizará o seu símbolo.

Os custos para obter o registro da marca são muito variados, podendo chegar até R$ 4 mil reais se feito por um profissional. Para aqueles que pretendem montar o processo sozinho o valor ao final do registro poderá ser até 50% menor, porém, exige um conhecimento intermediário e design gráfico e montagem de processos.

Na Neex Brasil, nós temos uma advogada especializada em registro de marcas e patentes, caso seja do seu interesse realizar o registro da marca para a sua empresa/startup, entre em contato conosco.