Criação de Sites e Logomarcas em Campo Grande MS

O que é certificado SSL e por que seu site precisa dele?

O certificado SSL (Secure Socket Layer) estabelece uma ligação criptografada entre um servidor web e um navegador. Ele permite que possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet.

O que é o SSL?

O certificado SSL é uma proteção padrão para manter uma conexão com a Internet segura e, assim, garantir a integridade de qualquer dado sensível trocado entre dois sistemas.

Esse certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como números de cartão de crédito e documentos.

Os lados que recebem a proteção em geral são dois, por exemplo, um site de compras e o navegador. Há também casos em que a proteção ocorre de servidor para servidor, onde uma aplicação com dados sensíveis precisa ser protegida.

Resumindo o certificado SSL evita que qualquer dado transferido entre usuários e sites, ou entre dois sistemas, fiquem expostos e possam sofrer ataques.

Para isso, ele usa uma tecnologia que funciona através de algoritmos de criptografia, codificando os dados em trânsito e impedindo que os hackers leiam tal como é enviado através da conexão.

A informação protegida pode ser qualquer dado sensível, incluindo números de cartão de crédito, informações financeiras e outros dados de identificação como nomes e endereços.

O SSL entrega um ambiente de total segurança aos usuários. Ao ativar a tecnologia sinais visuais comunicam a que está navegando que o seu site é autêntico e confiável. Como se não bastasse, existe um verdadeiro movimento em prol da segurança na internet.

Sites que possuem o SSL ativo ganham autoridade no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego a partir de ferramentas como o Google Analytics.

O Google inclusive lançou uma nota oficial, dizendo que a partir de janeiro deste ano (2017), o navegador Chrome irá exibir um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras (HTTP) para inclusão de senhas ou outros dados sensíveis.


Papel na otimização de SEO

De acordo com o algoritmo do Google, são diversos os fatores que influenciam no ranqueamento dos sites junto ao buscador mais utilizado da web. Um deles, caso você não saiba, é o SSL.

Em 2014, foi anunciado pelo blog oficial do Google que o HTTPS seria incorporado como sinal de ranqueamento.

Ainda de acordo com a nota lançada seria um benefício leve “ganhando um peso menor do que outros fatores, como a qualidade do conteúdo”, porém com o passar do tempo e o posicionamento de outras organizações em favor da ativação do SSL espera-se que a importância desse sinal possa ter aumentado.

Para comprovar essa teoria, basta buscar por qualquer palavra-chave no Google e ver que os conteúdos que aparecem nas primeiras posições são de páginas seguras.

Relação de confiança com o usuário

A proteção que o SSL proporciona já está bastante difundida. Ainda que muitas pessoas não conheçam o nome da tecnologia, ou mesmo como ela funciona, as características da navegação segura já são comuns e muitos usuários podem identificá-las.

Se você possui uma loja virtual, por exemplo, é comum que antes de realizar qualquer pagamento os usuários verifiquem se o seu endereço web utiliza um “s” a mais, passando de http para https.

Além disso, quem navega pode reconhecer outros sinais, como o símbolo de um cadeado, a cor verde na barra de endereços e um selo de site seguro. Quem encontra tais características se sente acolhido em um ambiente que respeita a sua privacidade, cuidando e protegendo suas informações.

Na era da informação, não há melhor maneira de estreitar laços e criar uma relação de longo prazo com os seus clientes do que demonstrando respeito e atenção aos seus dados.

Concluindo

Como um ótimo sinal da evolução da web, o uso do SSL está cada vez mais popular. O que antes era indispensável somente para sites e aplicativos com troca de dados sensíveis, hoje, por várias razões, se torna cada vez mais interessante para qualquer tipo de ambiente online.

Como impulso para uma web 100% segura, o Neex Brasil trouxe uma tecnologia de ponta para os clientes que necessitam do certificado SSL.